Vai viajar? Confira os aplicativos indispensáveis para você.

Você poderá traduzir expressões, converter moedas, encontrar restaurantes e saber como usar o metrô através do smartphone e, em muitos casos, sem internet.

Todos sabem o quanto é difícil planejar uma viagem, principalmente se for para o exterior. Outra língua, outra moeda, outra cultura – tudo dificulta que o planejamento saia perfeito. Além disso, também existe o medo de algo acontecer durante a viagem e não ter para onde recorrer.

Felizmente, não são poucas as pessoas que pensam dessa maneira e, graças à demanda por soluções que ajudassem viajantes antes, durante e depois da viagem, desenvolvedores criaram aplicativos que hoje são indispensáveis.

Confira a nossa seleção dos melhores apps para quem vai viajar:

1. Para comprar passagem por menor preço:

Skyscanner (iOS e Android)
Um diferencial do aplicativo é já mostrar qual o preço do voo com as taxas de embarque e outros encargos. Nele, é possível criar alertas para voos que vão acompanhar o preço de certo voo e te alertar diariamente – assim, você saberá quando ele estiver mais barato e poderá economizar na compra. Também é possível alugar carros e fazer reserva de hotéis através do app.

Kayak (iOS e Android)
O carro chefe do app, que traz ferramentas de planejamento de viagem, previsão de preços e gerenciamento de itinerários, é a busca por voos: ele dá as opções mais baratas e, tal como o Skyscanner, também cria alertas para o usuário saber quando o preço está abaixo da média.

 

2. Para se hospedar no lugar que mais atenda sua intenção

Airbnb (iOS e Android)
O queridinho dos viajantes é uma ótima opção para quem vai viajar para o exterior, já que traz opções para todos os tipos de pessoas - em termos de preço e tipo de acomodação - se acomodarem em propriedades de outras pessoas. Com as mais diversas acomodações em mais de 190 países, o Airbnb traz opções inclusive de carroças para você se hospedar, sem contar em grandes casas luxuosas.

HotelTonight (iOS e Android)
É o aplicativo perfeito para quem quer fazer a reserva com pouco tempo restante até a viagem: ele traz os hotéis com melhores preços inclusive para quem procura um hotel para hospedar-se no mesmo dia. Os usuários fazem as avaliações dos hotéis e podem escolher entre as categorias básico, cool e luxo.

Booking.com (iOS e Android)
Ele conta com mais de 750 mil hotéis cadastrados em todo o mundo e ofertas diárias. Você encontrará opções desde o maior hotel da cidade até hostel para mochileiros.

 

3. Para organizar seu roteiro

TripAdvisor (iOS e Android)
Esse é talvez o melhor guia turístico que você vai encontrar. Nele você encontra as melhores atrações, restaurantes, hotéis e até mesmo destinos com base nas avaliações de turistas – se você só confia na opinião de quem já foi, essa é sua melhor fonte.

mTrip (iOS e Android)
É um guia de viagens que pode ser acessado mesmo quando você estiver sem acesso à web em seu celular. Bares, teatros, restaurantes e informações detalhadas sobre cada um estão disponíveis.

 

4. Para não esquecer nenhum detalhe

Wunderlist (iOS e Android)
O aplicativo permite que o usuário crie listas de tarefas – o que, falando-se de viagem, é essencial. Você pode receber notificações, criar pastas, estabelecer prazos e ativar lembretes para não se esquecer de alguma tarefa importante.

 

5. Para não se esquecer de levar nada

Malas (iOS)
Além de já contar com quatro listas prontas com cem itens cada (e que podem ser editadas), o usuário pode criar uma nova do seu jeito. Assim, você garante que não vai esquecer nenhum documento ou item importante.

 

6. Para planejar e monitorar seus gastos

QuantoCustaViajar (iOS e Android)
O aplicativo traz três perfis de viajantes (mochileiro, econômico e conforto) e mostra quanto custa alimentação e acomodação para cada um. Ele também indica o preço das principais atrações, dos mais famosos passeios turísticos e até do ticket de transporte público.

Trail Wallet (iOS)
Para não perder o controle de seus gastos na viagem, você pode acompanha-los através desse aplicativo e saber se deverá economizar ou se pode gastar mais com alguma compra ou restaurante. Você também pode criar um orçamento pré-viagem para conseguir economizar mais dinheiro.

 

7. Para não se perder na conversão de moedas

XECurrency (iOS e Android)
É normal que você se perca em valores e acabe gastando mais por estar lidando com outra moeda ao invés da que costuma. Para evitar que isso aconteça – ou até mesmo o contrário – é sempre bom fazer a conversão quando achar necessário. O XECurrency oferece as taxas de cada moeda e inclusive as armazena, para que a conversão possa ser feita sem internet.

 

8. Para se comunicar em outra língua

Duolingo (iOS e Android)
É um aplicativo que não vai traduzir o vocabulário e expressões para você, mas sim te ensinar alguns elementos básicos de outra língua para que você consiga se comunicar. Ele conta com exercícios de fala, escuta, tradução e múltipla escolha.

Google Translate (iOS e Android)
O aplicativo não era dos melhores, mas a última atualização o colocou no topo. Agora, apenas ao apontar a câmera do celular para algum vocábulo em outra língua, a tradução é feita. Existe também o modo de discurso simultâneo, em que o app traduz o que ouve instantaneamente.

 

9. Para se locomover

AllSubway HD (iOS)
Com mapas de metrô de quase todo o mundo, ele permite que você consulte alguma linha específica mesmo sem acesso à internet. Caso consiga usar a internet, você também pode planejar uma rota específica no metrô e ele te dá as indicações.

Citymapper (iOS e Android)
Vencedor do Apple’s App of the year 2014, o aplicativo traça rotas utilizando todos os tipos de transporte que existem – metrô, trem, ônibus e até mesmo Uber e caronas. O problema é que talvez você não encontre a cidade para onde vai viajar no app, já que ele funciona em algumas cidades específicas.

 

10. Para saber aonde comer

Zomato (iOS e Android)
Anteriormente chamado Urbanspoon, o Zomato localiza quais os restaurantes mais próximos de você com base na sua localização. Você pode escolher que tipo de refeição está procurando e ainda conferir as avaliações de usuários.

Foodspotting (iOS e Android)
Também com base em sua localização, você descobre quais são os restaurantes e estabelecimentos que vendem comidas e bebidas próximo a você. A diferença é que, neste, você pode fazer listas para os que deseja ir futuramente e salvar os locais em que já foi.

 

11. Para conferir tudo antes de ir

CheckMyTrip (iOS e Android)
De preferência alguns dias antes, você pode conferir se suas passagens, reservas de hotel e carro, eventos, etc, estão em dia através do aplicativo. Ele salva todas as informações de suas viagens separadamente, sincroniza datas da sua viagem com o calendário de seu smartphone e até rastreia informações de seu voo.

fonte: Portal Infomoney  - por: Júlia Miozzo